• Carregando...

Jacarta (EFE) – Pelo menos 8 pessoas morreram e outras 45 ficaram feridas ontem com a explosão de uma bomba em um açougue freqüentado por cristãos na cidade de Palu, capital da província central da ilha indonésia de Célebes. O diretor da Polícia da província central de Célebes, Oegroseno, disse tratar-se de "um ato deliberado para alterar as celebrações do ano-novo".

Segundo algumas testemunhas, a explosão aconteceu por volta das 7h (22 h de sexta-feira em Brasília) no interior de uma loja dedicada à venda de produtos de carne suína, alimento proibido para os muçulmanos. A clientela do estabelecimento era composta fundamentalmente por cristãos.

O lojista Effendi comentou que, "se a bomba tivesse explodido uma hora mais tarde, teria causado mais vítimas porque seria durante a hora do rush de compras". O agente Rawang da Polícia de Palu indicou que "muitas das vítimas têm ferimentos nas pernas devido aos estilhaços".

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, condenou a explosão e ordenou a captura dos culpados, segundo comunicou seu porta-voz, Andi Mallarangeng, no palácio presidencial de Bogor, cidade situada cerca de 40 quilômetros ao sul de Jacarta.

A Polícia isolou a região, na qual há uma igreja a cem metros do lugar da explosão e uma casa usada como matadouro de porcos em frente ao açougue. Nos últimos anos, a ilha de Célebes foi palco de numerosos atos de violência sectária entre as comunidades cristã e muçulmana. Há dois meses, três estudantes cristãos foram decapitadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]