• Carregando...

Ao menos 40 iraquianos morreram em bombardeios aéreos americanos contra três localidades próximas à cidade de Al Qaem, no oeste do Iraque, informou nesta terça-feira a rede de televisão Al Jazeera. A emissora, que cita fontes médicas e testemunhas, assegurou que aviões de combate americanos atacaram na madrugada passada duas casas na aldeia de Al Sangak, e afirmou que em uma das duas residências morreram os membros de três famílias.

"Vários outros iraquianos morreram em dois ataques realizados posteriormente contra uma casa da aldeia vizinha de Al Salman e uma clínica da localidade de Al Karabla", explicou a fonte. Ela acrescentou que essas áreas foram cenários recentemente de confrontos entre grupos armados iraquianos e membros de tribos leais ao novo governo do Iraque, sem dar mais detalhes.

Al Qaem, perto da fronteira com a Síria, é um dos principais feudos da insurgência sunita e foi alvo nos últimos dois anos de bombardeios aéreos similares. As autoridades iraquianas e o comando militar americano crêem que nessa cidade se refugiam extremistas islâmicos estrangeiros que se infiltram no Iraque através da fronteira com a Síria.

Também não descartam que na mesma zona se escondam seguidores do líder da Al-Qaeda no Iraque, o jordaniano Abu Musab al Zarqawi, a quem se atribui a maior parte dos ataques com carros-bomba no país e por cuja captura os EUA oferecem US$ 25 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]