• Carregando...

A Bósnia iniciou o processo para deportar um ex-combatente muçulmano para a Síria, que perdeu a cidadania bósnia, informou o advogado do detido nesta quarta-feira (9).

Osman Mulahalilovic disse que a polícia bósnia colocou detido o seu cliente, Imad al-Husayn, conhecido como Abu Hamza, em um centro de imigração. O advogado disse que a deportação irá contra uma lei da Corte Européia de Direitos Humanos, bem como contra a Corte Constitucional da Bósnia, que aceitou um pedido de apelação do seu cliente.

Abu Hamza foi para a Bósnia em 1992, para ajudar os islâmicos bósnios durante a guerra de 1992-1995 contra a Sérvia. Ele se casou com uma muçulmana bósnia e o casal tem seis filhos. Ele obteve cidadania bósnia em 1994 mas as autoridades cassaram a cidadania em 2001. As autoridades afirmam que Hamza é uma ameaça à segurança nacional, embora não tenham apresentado nenhuma prova disso.

"Não houve investigação, não há acusação contra ele, apenas uma alegação inexplicada de que ele é uma ameaça", disse o advogado Mulahalilovic à Associated Press.

A Corte Constitucional da Bósnia aceitou antes o apelo do advogado, que afirmava que seu cliente tem o direito de estar junto à família. A Corte enviou então o caso para ser julgado por um tribunal.

Na semana passada, a Anistia Internacional fez um apelo ao governo da Bósnia para que não deporte al-Husayn à Síria, ao dizer que ele poderá correr sério risco de torturas, prisões e outros tratamentos desumanos no seu país de origem. As informações são da Associated press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]