• Carregando...
Conheça os sintomas da gripe A H1N1 e saiba o que fazer |
Conheça os sintomas da gripe A H1N1 e saiba o que fazer| Foto:

Cerca de 4 mil funcionários federais terão de usar máscara cirúrgica

Os cerca de 4 mil funcionários da Vigilância Sanitária, Receita Federal, Polícia Federal e Vigilância Agropecuária que trabalham na linha de frente de recepção de viajantes internacionais estão tendo de, obrigatoriamente, usar máscara cirúrgica nos contatos com os passageiros e fazer higienização contante das mãos, como precaução contra o vírus da gripe suína.

Leia a matéria completa

PR mantém plano de contingência após confirmações

Após a confirmação de casos da gripe A H1N1 no Brasil, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) ainda aguarda o posicionamento do Ministério da Saúde para saber se haverá mudança na condução do combate à doença no país.

Leia a matéria completa

Brasília - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na noite de ontem quatro casos de gripe suína no Brasil. Esses foram confirmados em São Paulo (2), Rio (1) e Minas (1). Os pacientes são adultos, jovens e passam bem, afirmou o ministro. Todos contraíram a doença no exterior.

Para o ministro, a confirmação dos casos não causa temor porque as medidas de precaução já estavam sendo tomadas.

"O vírus chegou ao Brasil", disse o ministro. "A situação está totalmente sob controle. Até agora, não há nenhum registro de contágio."

Um dos pacientes de São Paulo esteve no México entre os dias 17 e 22 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 24 e ficou internado entre os dias 29 de abril e 4 de maio. Em Minas, o paciente – que esteve no México entre os dias 22 e 27 de abril – também já teve alta.

Apenas o paciente cujo caso foi confirmado no Rio continua internado. De acordo com Temporão, ele retornou do México no último dia 3 e desde a terça-feira está internado, mas passa bem.

Segundo Temporão, outros 15 casos suspeitos continuam sendo analisados no país, sendo que os exames laboratoriais que confirmam ou descartam a contaminação pela doença podem sair nesta sexta-feira. Outros 93 casos foram descartados.

Mais cedo, o Ministério da Saúde havia informado que há 24 casos suspeitos no país em oito estados – São Paulo (7), Paraná (3), Rio de Janeiro (3), Goiás (2), Santa Catarina (2), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1), além do Distrito Federal (2).

Os kits para realização de exames laboratoriais que diagnosticam a gripe suína chegaram ontem ao Brasil. Inicialmente, o ministério havia informado que os resultados devem sair em ao menos 72 horas após o início da análise das amostras dos pacientes. O material já foi enviado para o Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, e para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio.

Classificações

São consideradas suspeitas de ter a doença pessoas que tiverem febre alta repentina (acima de 38oC) e tosse. Também podem estar acompanhadas de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações ou dificuldade respiratória.

Além disso, o paciente deve ter apresentado os sintomas até dez dias depois de sair de países que reportaram casos pela Influenza A H1N1 ou ter tido contato próximo, nos últimos dez dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de contaminação.

São monitoradas pessoas que chegaram de países afetados, com febre não medida e tosse. De acordo com o ministério, o paciente também pode apresentar um dos sintomas apontados na definição de caso suspeito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]