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Nova Délhi – A parceria comercial entre Brasil e Índia vem ganhando força, como indicam os números da balança comercial. Este ano, o comércio bilateral deve atingir US$ 2 bilhões, o dobro do alcançado em 2004. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Brasil, de janeiro a setembro o Brasil importou da Índia US$ 822 milhões e exportou US$ 916 milhões.

Prova do interesse brasileiro no país asiático foi a presença da missão comercial na 25.ª. Feira Internacional de Comércio, de 14 a 27 de novembro, em Nova Délhi. A indústria de alimentos Jasmine, de Curitiba, esteve na feira pela primeira vez. Cláudio Fisch, representante da empresa, diz que são boas as perspectivas de entrar no mercado indiano a julgar pelos contatos que teve. "A receptividade foi acima do que eu esperava". Outra empresa paranaense presente na feira foi a elétrica Romagnole, de Mandaguari. Flávio Cividanes Izzo, analista de exportação, aposta na venda de transformadores de distribuição de energia e ferragens elétricas para instalação de linhas.

Também estiveram por lá a indústria alimentícia catarinense Bilu e o Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte (MG). O time mineiro apresentou seu programa de intercâmbio futebolístico para garotos de 12 a 17 anos. O coordenador do programa, Luiz Henrique Ribeiro Greco, já foi procurado por dois times indianos interessados em aperfeiçoar seus jogadores na Toca da Raposa, sede do clube.

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