• Carregando...

Em reunião feita na terça-feira, no Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), o diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Paulo Ricardo Nunes, anunciou um programa de medidas contra a disseminação da gripe aviária no Brasil.

Nunes apresentou medidas que o Ministério da Saúde vai implementar para tentar retardar a chegada da doença ao país. O primeiro passo será a distribuição, num prazo de 15 dias, de informativos em portos e aeroportos.

Em até 90 dias, será criada a 'Declaração Única do Viajante', na qual as pessoas que chegam ao Brasil deverão informar local de origem e destino, escalas, número do assento ocupado no avião e número de documento de identidade. As bagagens de viajantes procedentes de locais de risco também serão inspecionadas, para evitar a entrada de produtos contaminados. Também haverá controle na importação de produtos e subprodutos aviários.

Dentro de dois a três meses, haverá uma simulação para testar o grau de treinamento dos setores envolvidos. Segundo Nunes, a Anvisa planeja incluir as agências de viagens, além das empresas aéreas, nos programas de distribuição de informações sobre a ameaça da gripe aviária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]