Refugiados na estação de Lviv nesta quarta-feira: milhares de pessoas tentam fugir da Ucrânia para a Polônia e do bombardeio de Kiev
Refugiados na estação de Lviv nesta quarta-feira: milhares de pessoas tentam fugir da Ucrânia para a Polônia e do bombardeio de Kiev| Foto: EFE/Manuel Lorenzo

A Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) elevou para 874 mil o número de ucranianos que fugiram da guerra iniciada há uma semana, após a invasão e os ataques realizados pela Rússia.

A atualização corresponde aos dados coletados até a terça-feira (1), nos países vizinhos da Ucrânia, disse a organização.

Outras 96 mil pessoas deixaram as regiões de Lugansk e Donetsk - no leste da Ucrânia, sob o controle de grupos separatistas armados desde 2014 - em direção à Rússia.

Mais da metade dos refugiados já chegaram à Polônia, e alguns milhares a países que não têm fronteira com a Ucrânia, como a República Tcheca, onde existe uma grande comunidade ucraniana, disse o chefe da Acnur, Filippo Grandi. Antes do surgimento deste conflito internacional, a Acnur tinha registrado 53,5 mil refugiados e requerentes de asilo de nacionalidade ucraniana, dos quais 36,5 mil estavam na Europa.