América Latina Amazônia
Vista aérea do desmatamento no território indígena Menkragnoti em Altamira, Pará, Brasil, na bacia amazônica, em 28 de agosto de 2019| Foto: Joao LAET/AFP

Seis países da América Latina vão se reunir nesta sexta-feira (6) na Colômbia para discutir a proteção da Amazônia. Segundo o chanceler do país anfitrião, Carlos Holmes Trujillo, a cúpula vai lançar uma "convocação global" para avançar nas atividades regionais para conservação, desenvolvimento tecnológico, coordenação de ações para a preservação da Amazônia.

Estarão presentes os presidentes do Peru, Martín Vizcarra; Colômbia, Iván Duque; Equador, Lenín Moreno; e da Bolívia, Evo Morales; o vice-presidente do Suriname, Ashwin Adhin; e o chanceler do Brasil, Ernesto Araújo, que vai representar Jair Bolsonaro - que não viajará por conta questões médicas, apesar de afirmar que participará por vídeo-conferência, segundo a agência AFP. Ficarão de fora da cúpula três países que têm floresta amazônica em seu território: Venezuela, Guiana e Guiana Francesa.