O general Abdel Fattah al-Burhan e o primeiro-ministro Abdalla Hamdok, após  a assinatura do acordo
O general Abdel Fattah al-Burhan e o primeiro-ministro Abdalla Hamdok, após a assinatura do acordo| Foto: EFE/EPA/Palácio presidencial do Sudão

Militares do Sudão reempossaram neste domingo (21) o primeiro-ministro Abdalla Hamdok, pouco menos de um mês após um golpe de Estado em que o próprio Hamdok foi preso, assim como a maioria dos membros do seu gabinete e vários líderes civis. Os militares também prometeram libertar todos os presos políticos.

Segundo informações da Reuters, conforme um acordo assinado com o líder militar, general Abdel Fattah al-Burhan, Hamdok, que havia sido nomeado pela primeira vez após a derrubada do ditador Omar al-Bashir em um levante em 2019, vai liderar um governo civil de transição.

O golpe, desencadeado em 25 de outubro, provocou manifestações em massa contra os militares. Na repressão a esses protestos, mais de 41 pessoas foram mortas. Apesar da volta de Hamdok, o primeiro-ministro tem forte rejeição entre grande parte da população sudanesa, assim como um compromisso com os militares, e novos protestos foram registrados após o anúncio do acordo.