Após Biden, Trump supera recorde de Obama em pleito com participação eleitoral massiva
Candidatos à presidência dos EUA, Donald Trump e Joe Biden| Foto: Jim Watson e Saul Loeb/AFP

Mesmo com a apuração de votos para definir a presidência dos Estados Unidos ainda em andamento, os dois principais candidatos do pleito de 2020 – Joe Biden e Donald Trump – bateram recordes na quantidade de votos recebidos. O democrata já soma 73,7 milhões de votos, de acordo com o jornal New York Times, e o republicano contabiliza 69,6 milhões.

Enquanto Joe Biden já havia batido, na quarta-feira (4), o recorde de Barack Obama, que até então era o candidato a chefe da Casa Branca com números mais expressivos de votos (69,5 milhões nas eleições de 2008), Trump ultrapassou o ex-presidente democrata nesta sexta-feira (6).

A quantidade massiva de votos acontece em meio a uma eleição com a maior taxa de participação eleitoral em 120 anos de acordo com dados do site US Elections Project. Segundo estimativas do projeto, liderado pelo professor Michael McDonald, da Universidade da Flórida, aproximadamente 160 milhões de pessoas teriam votado nessa eleição.

Até agora, mais de 143 milhões de votos foram contabilizados com seis estados ainda em processo de apuração. O número já supera os 139 milhões de eleitores que participaram em 2016, na disputa entre Hillary Clinton e Donald Trump.