Ataque provocou um incêndio que pode afetar a capacidade de refino da Arábia Saudita. Não há informações sobre vítimas. Ataque aumenta tensão na região.
Ataque provocou um incêndio que pode afetar a capacidade de refino da Arábia Saudita. Não há informações sobre vítimas. Ataque aumenta tensão na região.| Foto: AFP

O grupo de rebeldes Houthis, do Iêmen, atacaram com drones a maior instalação de petróleo do mundo e um dos mais importantes campos de extração do óleo na Arábia Saudita. Um incêndio chegou a consumir parcialmente as unidades, que são de propriedade da petroleira Saudi Aramco.

Após horas de fogo, não ficou claro se pessoas ficaram feridas ou qual o efeito que o ataque teria na produção de petróleo. A fumaça crescente dos incêndios nos locais poderia ser vista pelos satélites.

Em um breve discurso transmitido pelo canal de notícias por satélite Al-Masirah, o porta-voz militar dos Houthis, Yahia Sarie, disse que os rebeldes usaram 10 drones no ataque. Ele alertou que os ataques dos rebeldes só piorariam se a guerra contra o grupo rebelde continuar. "A única opção para o governo saudita é parar de nos atacar", afirmou.