O brigadeiro saudita Saleh bin Saed al-Nashmi, comandante das forças de coalizão lideradas pelos sauditas que lutam contra os rebeldes Huthi, fala às tropas durante a cerimônia de encerramento da missão na província de Hajjah no norte, perto da fronteira com a Arábia Saudita, em 13 de dezembro de 2020.  Imagem ilustrativa.
O brigadeiro saudita Saleh bin Saed al-Nashmi, comandante das forças de coalizão lideradas pelos sauditas que lutam contra os rebeldes Huthi, fala às tropas durante a cerimônia de encerramento da missão na província de Hajjah no norte, perto da fronteira com a Arábia Saudita, em 13 de dezembro de 2020. Imagem ilustrativa.| Foto: AFP

Um navio-tanque para transporte de petróleo sofreu uma explosão perto da cidade portuária de Jeddah no início desta segunda-feira, após ter sido atingido por "uma fonte externa", nas palavras da companhia responsável pela embarcação. A empresa sugeriu, assim, que mais um navio foi atacado no reino, em meio a uma guerra de anos com o Iêmen.

Os 22 tripulantes do navio BW Rhine, com bandeira de Cingapura, escaparam sem ferimentos do episódio, disse o BW Group em comunicado. A companhia advertiu para a possibilidade de que algum vazamento de petróleo tenha ocorrido no local da explosão.

O governo da Arábia Saudita não admitiu imediatamente a explosão que ocorreu em um porto crucial, também centro de distribuição para seu mercado de petróleo. No mês passado, uma mina causou danos em outro navio-tanque perto da Arábia Saudita, em ataque atribuído por autoridades locais a rebeldes houthi, do Iêmen.