Ministro das Relações Exteriores da Argélia, Ramtane Lamamra
Ministro das Relações Exteriores da Argélia, Ramtane Lamamra| Foto: Reprodução/Flickr/European External Action Service

O ministro das Relações Exteriores da Argélia, Ramtane Lamamra, anunciou nesta terça-feira (24) a decisão do país de romper os laços diplomáticos com o Marrocos, seu vizinho e rival pela influência no norte da África.

"Está provado que o reino (marroquino) não cessou suas manobras baixas e hostis contra a Argélia por um dia desde a independência", disse Lamamra, acusando os líderes marroquinos de serem "responsáveis pelas sucessivas crises que nos levaram a um beco sem saída".

Há décadas os países se estranham por uma série de questões, sendo a principal delas a disputa pelo Saara Ocidental. O Marrocos reivindica soberania total sobre o território, enquanto a Argélia é o principal apoiador da Frente Polisário, um movimento que defende a autonomia do Saara Ocidental para a criação da República Árabe Saaraui Democrática. A fronteira entre os dois países está fechada desde 1994.

Há ainda outros problemas que complicam as relações entre esses vizinhos. A Argélia acusa o Marrocos de apoiar um grupo separatista na região de Kabylie que, na semana passada, segundo o governo argelino, teria causado um incêndio que destruiu campos de oliveiras e matou 90 pessoas.

Lamamra também citou o apoio do Marrocos ao status de observador para Israel na União Africana como um dos catalisadores para o rompimento das relações. O Marrocos normalizou as relações com Israel no ano passado, em um acordo intermediados pelos EUA durante a administração de Donald Trump.