Hugo Velázquez, vice-presidente do Paraguai, anunciou candidatura conjunta à Copa de 2030.
Hugo Velázquez, vice-presidente do Paraguai, anunciou candidatura conjunta à Copa de 2030.| Foto: Nathalia Aguilar/EFE

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai oficializaram nesta quinta-feira (16) a intenção de sediar a Copa do Mundo de 2030, aproveitando o centenário da primeira edição do torneio, disputada no Uruguai em 1930. "Tomamos hoje a decisão política e esportiva de relançar a possibilidade de realizar a Copa do Mundo de 2030 na América do Sul, e nestes quatro países", confirmou o vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, em entrevista coletiva.

Ministros dos Esportes e representantes das quatro embaixadas se reuniram nesta quinta em Assunção, capital do Paraguai, e apresentaram a candidatura à Fifa. Velázquez disse que as candidaturas sul-americanas não têm os recursos financeiros para competir "com as grandes potências mundiais", mas que estão planejando uma Copa do Mundo de forma "austera".

Se confirmada, esta será a primeira vez que quatro países da região organizam juntos uma Copa do Mundo. A última vez que a Copa foi disputada no continente foi no Brasil, em 2014. Neste ano, a competição ocorrerá no Catar, e em 2026 no Canadá, Estados Unidos e México. Por enquanto, os outros candidatos a sediar o torneio em 2030 são Espanha e Portugal.