arkansas
Governador do Arkansas, Asa Hutchinson| Foto: ALEX WONG/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

Legisladores da Câmara e do Senado do estado americano de Arkansas anularam, nesta terça-feira (6), o veto do governador Asa Hutchinson a uma lei recém aprovada pelo Congresso estadual que proíbe cirurgias de transição de gênero ou a prescrição de bloqueadores hormonais para menores de idade. Com a decisão do Congresso estadual, de maioria republicana, o Arkansas se torna o primeiro estado dos Estados Unidos a banir cirurgias e tratamentos para mudança de gênero para pessoas com menos de 18 anos.

Na segunda-feira, o governador Asa Hutchinson, republicano, havia vetado a lei sob o argumento de que "embora em alguns casos o estado deva agir para proteger a vida, o estado não deve ter a pretensão de entrar no meio de todas as questões médicas, humanas e éticas". "Isso iria, e vai, muito além das atribuições do governo", concluiu, afirmando também que um governo conservador deve ser comedido e limitar sua atuação sobre assuntos que interferem em relações importantes na sociedade.

Os legisladores do Arkansas podiam anular o veto do governador com uma maioria simples. A votação na Câmara estadual terminou com 71 votos a favor e 24 contrários à anulação do veto. No Senado, o resultado da votação foi de 25 a 8. Saiba mais sobre a legislação em questão neste link.