Cessar-fogo Azerbaijão e Armênia
Equipes de resgate trabalham em área residencial atingida por míssil na cidade de Ganja, Azerbaijão, em 17 de outubro, véspera do cessar-fogo.| Foto: Bulent Kilic/AFP

Autoridades do Azerbaijão e da Armênia fizeram acusações mútuas de violação de trégua acordada recentemente na disputa pela província de Nagorno-Karabakh e que entrou em vigor à meia noite desde domingo (18), hora local. O cessar-fogo humanitário, negociado com intermediação da Rússia, visa colocar fim a hostilidades iniciadas em setembro, que já deixaram centenas de mortos.

Segundo informações das agências internacionais EFE, Reuters e Bloomberg, o Ministério da Defesa da Armênia sustenta que nas primeiras horas da manhã as forças armadas do Azerbaijão fizeram bombardeios contínuos em áreas povoadas com a intenção de "ocupar posições estratégicas". Houve baixas dos dois lados, segundo as autoridades do país. Já o Azerbaijão fala em ofensiva militar armênia, com o lançamento de mísseis que teriam atingido 20 imóveis na área residencial da cidade de Ganja (a segunda maior do país), deixando ao menos 13 civis mortos e dezenas de feridos.

As hostilidades são provocadas pela disputa da província, localizada em território azerbaijano, mas com governo autônomo e população majoritariamente armênia. O conflito é considerado o pior na região desde a década de 1990.