mike pence
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, em um evento de campanha no Aeroporto Internacional de Oakland County em Waterford, Michigan, em 22 de outubro de 2020| Foto: JEFF KOWALSKY / AFP

Cinco assessores do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, testaram positivo para Covid-19 neste fim de semana. Marc Short, chefe de gabinete de Pence, um dos assessores mais próximos do vice-presidente, visto recentemente ao lado dele em várias ocasiões, foi diagnosticado com Covid.

O vice-presidente, no entanto, manteve a agenda de campanha e não cumpriu isolamento social, como recomenda o protocolo estabelecido por agências do próprio governo americano. De acordo com Devin O’Malley, porta-voz de Pence, o vice-presidente e sua esposa, Karen Pence, fizeram exames e não estão com coronavírus. Segundo O’Malley, o trabalho de Pence é considerado essencial, por isso ele não entrou em quarentena.

As críticas a Pence vieram de todos os lados – e não somente de democratas. Chris Christie, ex-governador republicano de Nova Jersey, disse ontem ao programa This Week, da rede ABC, que ficou surpreso com a decisão do vice-presidente de continuar a campanha mesmo após testes positivos de cinco assessores. "Todo mundo deveria colocar a saúde das pessoas em primeiro lugar", disse Christie. "Você tem de se manter isolado de todos e estou um pouco surpreso com isso."