tentativa de assassinato jornalista holanda
Rosas brancas foram colocadas perto de um cartaz que diz: “Ataque à liberdade de imprensa? Não, é um ataque ao seu papel como conselheiro confidencial no processo Marengo!”, em referência ao assassinato do repórter policial Peter de Vries, em Amsterdã, Holanda, 09 de julho de 2021| Foto: JEROEN JUMELET/Agência EFE/Gazeta do Povo

Peter R. De Vries, um proeminente jornalista holandês conhecido por investigar o crime organizado nos Países Baixos, foi baleado na noite de terça-feira (6) quando saía do estúdio de televisão onde trabalha, no centro de Amsterdã. Cinco tiros foram disparados contra ele, sendo que um deles atingiu sua cabeça. De Vries ficou gravemente ferido e está internado em um hospital da cidade.

Dois homens foram presos, suspeitos de serem os autores da tentativa de homicídio: Delano Geerman e Kamiel Egiert. Geerman, de 21 anos e que se apresenta como rapper, é quem teria disparado cinco vezes contra De Vries. A imprensa holandesa afirma que há uma relação entre Geerman e o criminoso Ridouan Taghi, que é o principal réu em um grande julgamento contra a máfia na Holanda (conhecido como processo Marengo). De Vries estava atuando como consultor da principal testemunha do julgamento, Nabil B.

Os dois suspeitos permanecerão sob custódia da polícia por mais duas semanas, em prisão preventiva. O ataque gerou comoção em Amsterdã. Várias pessoas deixaram flores, velas e mensagens para o jornalista no local onde ele foi atacado.