Primeiro-ministro Scott Morrison disse que mudança deve ser implementada em novembro
Primeiro-ministro Scott Morrison disse que mudança deve ser implementada em novembro| Foto: EFE/EPA/LUKAS COCH

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciou nesta sexta-feira (1º) que vai reabrir o país para cidadãos australianos e residentes permanentes totalmente vacinados contra a Covid-19, abrindo mão da chamada estratégia de “Covid zero”. A mudança deve ser implementada em novembro. Até agora, o país vem impondo cotas de entrada e quarentenas obrigatórias para quem consegue voltar para a Austrália.

Segundo informações da CNN, Morrison disse que 55% da população australiana está totalmente vacinada e os imunizados com ao menos a primeira dose chegam perto de 80%. “Estamos finalizando planos para que as famílias australianas possam se reunir, os trabalhadores australianos possam viajar para dentro e para fora de nosso país e nós possamos trabalhar para receber os turistas de volta às nossas costas”, disse o primeiro-ministro.

A Austrália registrou pouco mais de 107 mil casos de Covid-19 e 1.311 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.