Estátua em homenagem à ativista Jen Reid, em Bristol.
Estátua em homenagem à ativista Jen Reid, em Bristol.| Foto: AFP

Uma estátua instalada por ativistas do movimento Black Lives Matter em Bristol, na Inglaterra, ficou no local por apenas 25 horas. Produzida pelo artista britânico Marc Quinn, a imagem em homenagem à manifestante negra Jen Reid foi colocada no pedestal onde antes havia uma estátua de Edward Colston, conhecido traficante de escravos inglês. A escultura de Colston foi jogada no rio durante um protesto antirracista em 7 de junho.

Funcionários da prefeitura de Bristol retiraram a estátua de Reid pouco mais de um dia após ela ser instalada no local e a transferiram para o museu do município nesta quinta-feira (16). "Nesta manhã removemos a escultura. Ela ficará em nosso museu para o artista retirá-la ou doá-la à nossa coleção", escreveu no Twitter o Conselho da Cidade de Bristol. O prefeito da cidade, Marvin Rees, já havia dito anteriormente que "o futuro do pedestal e o que está instalado nele deverá ser decidido pelo povo de Bristol"

Reid esteve presente no protesto que culminou na derrubada da estátua do traficante de escravos. A estátua em homenagem a ela foi batizada de "A Surge of Power" ("Uma Onda de Poder", em português. À imprensa, o artista responsável, Marc Quinn, afirmou que não recebeu permissão da Administração municipal para erguer a  estátua e que seu objetivo inicial era de que realmente o trabalho fosse uma instalação temporária.