O navio iraniano Bavand no Porto de Paranaguá
O navio iraniano Bavand, carregado com 48.000 toneladas de milho, é visto ancorado no porto de Paranaguá, Brasil, em 19 de julho de 2019| Foto: Heuler Andrey/AFP

O cargueiro Bavand, um dos dois navios iranianos que ficaram quase dois meses parados no Porto de Paranaguá (PR) por falta de combustível, precisou atrasar sua saída por causa de um problema mecânico, confirmaram os administradores portuários e a empresa que contratou as embarcações neste domingo (28).

Os cargueiros ficaram retidos depois que a Petrobrás se negou a fornecer combustível por medo de violar as sanções americanas contra a República Islâmica. Após uma decisão da Suprema Corte, a Petrobrás abasteceu os navios no sábado e a previsão era que deixassem Paranaguá ainda no fim de semana.

Um dos navios, o Termeh, zarpou no sábado para o Porto de Imbituba, Santa Catarina, onde seria carregado com milho antes de voltar para o Irã. Mas o Bavand, que já estava carregado com 48 mil toneladas de milho e partiria na manhã de domingo, sofreu um problema mecânico e precisou atrasar sua saída. Ele seguirá para o Porto de Bandar Imam Khomeini, no Irã, uma viagem que deve durar 37 dias.