michelle bachelet
Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet| Foto: Fabrice COFFRINI / AFP

Durante uma atualização sobre a situação dos direitos humanos no mundo, a alta comissária das Nações Unidas (ONU) Michelle Bachelet citou como preocupantes a reversão de proteções ambientais nos Estados Unidos e as políticas de imigração adotadas no país.

Discursando em Genebra nesta quinta-feira (27), a ex-presidente do Chile alertou que, nos Estados Unidos, "poluentes não tratados podem agora ser despejados diretamente em milhões de quilômetros de córregos e rios, colocando em risco ecossistemas, água potável e saúde humana". Bachelet também disse que padrões mais fracos de emissão de combustível para veículos e menos regulamentos nas indústrias de petróleo e gás podem prejudicar os direitos humanos.

Sobre a imigração, a alta comissária afirmou que as "políticas restritivas" de imigração dos Estados Unidos não podem ser feitas sem que se observe os direitos de asilo e proteção dos migrantes. Segundo ela, a situação das crianças detidas é particularmente preocupante. Outras nações, inclusive o Brasil, também são alvos de preocupação quanto aos direitos humanos, mas ela adiantou que não citaria países que são objeto de investigações específicas, como Afeganistão, Nicarágua ou Venezuela.