Alexanda Kotey (à esquerda) foi condenado por crimes cometidos enquanto integrava um grupo do EI responsável por decapitações de reféns de países do Ocidente no Iraque e na Síria
Alexanda Kotey (à esquerda) foi condenado por crimes cometidos enquanto integrava um grupo do EI responsável por decapitações de reféns de países do Ocidente no Iraque e na Síria| Foto: Reprodução

O britânico Alexanda Kotey, 38 anos, foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos por crimes cometidos enquanto integrava um grupo do Estado Islâmico responsável por decapitações de reféns de países do Ocidente no Iraque e na Síria. O grupo foi apelidado de Beatles devido ao seu sotaque.

Kotey foi condenado em um tribunal distrital em Alexandria, Virgínia, por cada uma das oito acusações pelas quais se declarou culpado no ano passado. Segundo o The Guardian, ele admitiu a responsabilidade pela morte de quatro reféns americanos na Síria, além de ter atuado em sequestros e tortura de jornalistas e trabalhadores humanitários.

Kotey havia sido capturado por uma milícia curda na Síria em janeiro de 2018 e entregue às forças americanas no Iraque. Em 2020, foi levado para os Estados Unidos para ser julgado. O governo do Reino Unido retirou sua cidadania britânica.