Jeff Bezos, fundador e presidente executivo da Amazon, discursa na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Escócia, em novembro de 2021.
Jeff Bezos, fundador e presidente executivo da Amazon, discursa na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Escócia, em novembro de 2021.| Foto: EFE/EPA/ROBERT PERRY

“Reduzam os preços que vocês cobram nas bombas, para refletir o que vocês pagam pelo produto. E façam isso agora”, tuitou o presidente americano, Joe Biden. Em resposta, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, comentou que o presidente demonstra "incompreensão sobre a dinâmica básica do mercado".

"A inflação é um problema importante demais para a Casa Branca continuar fazendo declarações como essa. Ou é um erro puro e simples, ou uma profunda incompreensão sobre a dinâmica básica do mercado", ressaltou Bezos, retuitando a mensagem de Biden.

A Casa Branca deu continuidade ao debate: também pelo Twitter, a porta-voz do governo, Karine Jean-Pierre, afirmou que a razão por trás dos preços elevados da gasolina não se trata apenas de “dinâmica básica do mercado” e que "o mercado está deixando os consumidores americanos na mão".

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca, afirmou que Biden tenta reduzir os preços do gás, que batem US$ 4,812, perto do recorde de US$ 5,016.