O presidente dos EUA, Joe Biden, com os ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton, durante cerimônia de posse no Capitólio, 20 de janeiro
O presidente dos EUA, Joe Biden, com os ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton, durante cerimônia de posse no Capitólio, 20 de janeiro| Foto: OLIVIER DOULIERY / AFP

Em contraste com seu antecessor, Donald Trump, o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu utilizar a conta oficial da presidência no Twitter enquanto estiver à frente do país. A partir desta quarta-feira, o democrata vai se comunicar por meio do perfil @POTUS (sigla para President of The United States, ou Presidente dos Estados Unidos), deixando de lado sua conta pessoal, @JoeBiden.

O perfil @POTUS praticamente não foi utilizado por Trump nos últimos quatro anos. Ele preferia a conta pessoal - agora banida pelo Twitter. As poucas postagens feitas pelo republicano foram retiradas da conta oficial da presidência e estão armazenadas no perfil @POTUS45, em respeito à condição de documento histórico.

Ao transferir a conta oficial para o governo Joe Biden, o Twitter zerou o número de seguidores da conta, ao contrário do que aconteceu em 2016, quando Trump assumiu a conta com os seguidores do perfil usado por Barack Obama.

Biden já fez sua primeira declaração no perfil oficial do governo. "Não há tempo a perder quando se trata de enfrentar as crises que enfrentamos. É por isso que hoje estou indo para o Salão Oval para começar a trabalhar, entregando ações ousadas e alívio imediato para as famílias americanas", publicou o presidente norte-americano, reforçando que deve assinar, ainda nesta quarta medidas administrativas.

A vice-presidente Kamala Harris também optou por fazer uso do perfil institucional @VP, igualmente já em funcionamento. "Pronta para servir", tuitou a ex-senadora.