Joe Biden se saiu melhor do que Hillary Clinton entre os mais velhos e os brancos com formação universitária
Joe Biden se saiu melhor do que Hillary Clinton entre os mais velhos e os brancos com formação universitária| Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

Pesquisas do Wall Street Journal e da NBC News neste mês, em comparação com setembro de 2016, mostram o candidato democrata Joe Biden com vantagem maior atualmente do que Hillary quatro anos atrás. O ex-vice-presidente americano tem 8 pontos de vantagem sobre Trump nas eleições americanas de 2020, enquanto Hillary tinha 5 nas eleições passadas. Biden também aparece com mais força do que a ex-candidata em muitos dos Estados cruciais na disputa. Já o presidente dos Estados Unidos Donald Trump tem mais apoio entre eleitores hispânicos e a classe trabalhadora branca do que em 2016. Joe Biden, por sua vez, se saiu melhor do que a candidata anterior do Partido Democrata, Hillary Clinton, entre os mais velhos e os brancos com formação universitária.

Mas uma comparação das pesquisas nas duas eleições mostram que Trump tem espaço para conseguir vencer no Colégio Eleitoral sem ficar à frente no voto popular, como ocorreu em 2016. Eleitores brancos da classe trabalhadora, sem formação universitária, são parcelas grandes do eleitorado em Estados cruciais como Wisconsin, Michigan e Pensilvânia. Com isso, a força do presidente entre esse grupo pode ajudá-lo. A melhora da avaliação dele entre eleitores hispânicos poderia ajudar na Flórida, entre outros locais.