jornalistas Bielorrússia
Jornalistas da TV Belsat Katerina Bakhvalova (D) e Daria Chultsova (E) foram detidas em novembro enquanto reportavam sobree os protestos contra o governo bielorrusso| Foto: STRINGER/AFP

Duas jornalistas foram condenadas pela justiça da Bielorrússia a dois anos de prisão por terem filmado protestos contra o ditador Alexander Lukashenko. Segundo a Reuters, Katsiaryna Andreyeva, de 27 anos, e Darya Chultsova, de 23, foram detidas em novembro. Elas foram acusadas de orquestrar os protestos ao filmá-los. Ambas trabalhavam para um canal de televisão polonês. O presidente da Polônia, Andrzej Duda, pediu ao governo da Bielorrússia anistia para as detidas.

Na semana passada, policiais invadiram casas de jornalistas e ativistas em mais uma onda de repressão do governo Lukashenko a opositores. Nesta sexta-feira começará o julgamento de um jornalista que contradisse a afirmação do governo de que Roman Bondarenko, morto após ser espancado por forças de segurança de Lukashenko, estaria bêbado quando morreu.