O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken| Foto: EFE/EPA/YVES HERMAN

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, definiu como um "soco no estômago" as imagens de civis ucranianos mortos nas ruas de Bucha, divulgadas após a partida das tropas russas da região. Ele também defendeu a responsabilização de todo tipo de crime de guerra.

"É preciso haver responsabilidade. Mas acho que o mais importante é que não podemos ficar insensíveis a isso. Não podemos normalizar isso. Essa é a realidade do que está acontecendo todos os dias enquanto a brutalidade da Rússia contra a Ucrânia continuar”, disse, em entrevista à rede CNN, neste domingo (3), cujo conteúdo foi reproduzido pela agência Reuters.

Blinken afirmou que o governo Joe Biden está ajudando a coletar evidências de que as forças russas cometeram crimes de guerra, mas evitou opinar sobre um genocídio. "Vamos procurar e documentar tudo o que vemos, reuni-los para garantir que as instituições e organizações relevantes estejam analisando isso, incluindo o Departamento de Estado", acrescentou.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) está investigando supostos crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Ucrânia.