O presidente dos EUA, Donald Trump, e o ex-conselheiro de segurança nacional, John Bolton, na Casa Branca, Washington, 9 de abril de 2018
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o ex-conselheiro de segurança nacional, John Bolton, na Casa Branca, Washington, 9 de abril de 2018| Foto: NICHOLAS KAMM / AFP

John Bolton, o recém-demitido conselheiro de segurança nacional do presidente americano Donald Trump, fez duras críticas às políticas externas de Trump em um almoço privado nesta quarta-feira (18), segundo o site de notícias Politico. Bolton disse que convidar o Talibã para Camp David, a casa de campo presidencial, enviou um "péssimo sinal" e foi um "desrespeito" às vítimas dos ataques de 11 de setembro nos EUA, já que o Talibã apoiava a Al Qaeda. No começo do mês, Trump anunciou que havia cancelado uma reunião em Camp David com lideranças do grupo afegão e o presidente do Afeganistão, parte das conversas para um acordo de paz na região.

Bolton disse ainda que qualquer negociação com a Coreia do Norte e o Irã está "fadada ao fracasso", disseram ao Politico duas pessoas que participaram do evento. "Tudo o que norte-coreanos e iranianos querem é negociar o alívio das sanções para apoiar as suas economias", disse Bolton a convidados do Gatestone Institute, um grupo de pesquisas conservador. O ex-conselheiro também apontou para o fracasso de Trump ao responder ao ataque contra um drone americano e disse que se os EUA tivessem retaliado a derrubada do drone, talvez o Irã não tivesse atacado os campos de petróleo sauditas.

Trump nomeou um novo conselheiro de segurança nacional nesta quarta-feira, Robert O'Brien, que é a quarta pessoa a ocupar o cargo no governo do republicano.