Boris Johnson, membro do Partido Conservador, em evento do seu partido em 6 de julho, em Nottingham, Inglaterra
Boris Johnson, membro do Partido Conservador, em evento do seu partido em 6 de julho, em Nottingham, Inglaterra| Foto: Oli SCARFF / AFP

Boris Johnson, o candidato que está à frente na disputa para substituir Theresa May como líder do Partido Conservador e primeiro-ministro do Reino Unido disse na sexta-feira (5) que "existem muitas áreas do nosso país em que o inglês não é falado por algumas pessoas como o seu primeiro idioma. E isso precisa ser mudado", disse. Ele acrescentou que a maior prioridade para os imigrantes deveria ser "ser e sentir-se britânico, e aprender inglês".

O comentário foi alvo de críticas no país e considerado um eco de argumentos populistas contra imigrantes e desrespeitoso aos idiomas nativos da região que existem há séculos. Os idiomas falados no Reino Unido além do inglês incluem galês, gaélico, escocês e irlandês. Ainda existe uma grande diversidade de línguas faladas na região, como polonês, punjabi, árabe e francês.

A irmã de Johnson, Rachel, também criticou os comentários, dizendo que a sua família "falava grego antigo em casa. Eu genuinamente não sei onde ele quer chegar", ela escreveu no Twitter. A família tem origem na Turquia, por parte do bisavô de Johnson.