Boris Johnson foi eleito novo  líder do Partido Conservador do reino Unido
Boris Johnson foi eleito novo líder do Partido Conservador do reino Unido| Foto: NEIL HALL / POOL/AFP

Ex-prefeito de Londres e um dos líderes da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia no referendo de 2016, Boris Johnson foi eleito, nesta terça-feira (23), o novo líder do partido conservador britânico e deve assumir o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Theresa May já havia anunciado sua renúncia, por falhar em conseguir um acordo para o Brexit, e deixará o número 10 da Downing Street nesta quarta-feira (24).

Johnson venceu seu rival Jeremy Hunt com uma grande margem de votos: 92.153 contra 46.656. Em seu primeiro discurso como líder do Partido Conservador, ele disse que vai concretizar o Brexit e "derrotar" o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbin. "Vou trabalhar a partir de agora com a minha equipe, a qual vou construir... a campanha acabou e o trabalho começa", disse Johnson, prometendo "energizar" o país.

O Reino Unido deve sair da União Europeia em 31 de outubro, mas o parlamento rejeitou repetidamente o acordo de saída do bloco apresentado por May. Johnson promete que deixará a UE sem um acordo se o bloco não aceitar renegociar, o que, para muitos economistas, causaria turbulência econômica no Reino Unido. O novo primeiro-ministro, porém, diz que um Brexit sem acordo será "barato" se o país se preparar adequadamente.