Imagem da televisão al-Manar, do Hezbollah, em 12 de julho, de entrevista com Hasan Nasrallah, líder do movimento xiita libanês
Imagem da televisão al-Manar, do Hezbollah, de entrevista com Hasan Nasrallah, líder do movimento xiita libanês| Foto: AFP

O Brasil deve abandonar sua participação na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil), forças de paz da ONU para o Sul do Líbano, segundo a Folha de S. Paulo, citando interlocutores no governo que acompanham o tema, que falaram sob condição de anonimato.

As forças da Unifil monitoram a fronteira entre Israel e Líbano. O Brasil assumiu o comando destas forças de paz em 2011, com 223 militares baseados no território libanês.

Segundo o jornal, pesou para a decisão de abandonar a Unifil o cenário de cortes orçamentários na Defesa. Além disso, pessoas que acompanham o tema avaliam que a presença brasileira no comando da missão ficaria prejudicada com a decisão do presidente Jair Bolsonaro de incluir o Hezbollah na lista de organizações consideradas terroristas. Bolsonaro confirmou na terça-feira (20), em entrevista a jornalistas, que planeja classificar o grupo xiita libanês como terrorista.