O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participa do evento Diálogo de Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS e o Novo Banco de Desenvolvimento, em 2019.
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participa do evento Diálogo de Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS e o Novo Banco de Desenvolvimento, em 2019.| Foto: EFE/Andre Coelho

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, vai presidir nesta quinta-feira (18) uma reunião virtual com os demais chanceleres do grupo Brics (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O chefe do Itamaraty, Carlos Alberto França, vai participar do encontro por teleconferência, assim como os ministros das Relações Exteriores Sergey Lavrov (Rússia), Naledi Pandor (África do Sul) e Subrahmanyam Jaishankar (Índia).

O porta-voz da pasta diplomática chinesa anunciou que a reunião incluirá uma mesa de diálogo "Brics+", com homólogos de outros mercados emergentes e países em desenvolvimento. Também afirmou que a China espera aprofundar a comunicação com os outros integrantes dos Brics sobre "os desafios da atual situação internacional", bem como enviar uma mensagem de "solidariedade e cooperação para promover um verdadeiro multilateralismo".

Um dos prováveis temas a serem discutidos é a guerra na Ucrânia, sobre a qual a China insistiu no "respeito pela integridade territorial de todos os países" e na atenção que deve ser dada às "legítimas exigências de segurança" da Rússia.