Senadora boliviana Jeanine Añez chega ao congresso em La Paz, Bolívia, 12 de novembro de 2019
Senadora boliviana Jeanine Añez chega ao congresso em La Paz, Bolívia, 12 de novembro de 2019| Foto: AIZAR RALDES / AFP

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, disse que o Brasil reconhece a senadora Jeanine Áñez como presidente interina da Bolívia. Ela assumiu a chefia do Executivo do país nesta terça-feira (12), em sessão do congresso boliviano para tentar resolver o vazio de poder após a renúncia do presidente Evo Morales, mesmo sem o quórum necessário.

Araújo falou a jornalistas ao chegar a um jantar com representantes dos Brics em Brasília. Perguntado se o Brasil reconhece Áñez como presidente, o chanceler respondeu: "É, por tudo que eu estou informado sim. Nosso entendimento é que todos os ritos estão sendo cumpridos. Portanto, ela assume legalmente", segundo o jornal O Globo.

O Itamaraty divulgou um comunicado nesta tarde sobre a situação da Bolívia, dizendo que o Brasil "rejeita inteiramente a tese de que estaria havendo um “golpe” na Bolívia". "A renúncia de Evo Morales abriu caminho para a preservação da ordem democrática, a qual se veria ameaçada pela permanência no poder de um presidente beneficiado por fraude eleitoral."