Em 2018, ativistas de movimento ultranacionalista na Ucrânia capturaram o brasileiro Rafael Lusvarghi, ligado a grupos pró-Rússia
Em 2018, ativistas de movimento ultranacionalista na Ucrânia capturaram o brasileiro Rafael Lusvarghi, ligado a grupos pró-Rússia| Foto: SERGEI SUPINSKY/AFP

Um brasileiro foi um dos liberados na troca de prisioneiros entre o governo da Ucrânia e rebeldes separatistas pró-Rússia que ocorreu neste fim de semana. De acordo com o site de notícias Sputnik, Rafael Lusvarghi, que lutou ao lado dos separatistas de Donbass, foi encaminhado à autoproclamada República Popular de Lugansk, no leste da Ucrânia. O Itamaraty confirmou ao G1 a libertação de um brasileiro, mas não informou seu nome.

De acordo com a presidência ucraniana, Kiev recebeu 76 presos e os pró-russos receberam 124. O acordo se seguiu às negociações de paz na Cúpula de Paris, da qual participaram os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da Rússia, Vladimir Putin, sob o intermédio de França e Alemanha.

Entre outras medidas ainda aguardadas, que reafirmam os termos do acordo de paz alcançado quatro anos atrás em Minsk (Bielorrússia), estão a implementação de um cessar-fogo total, o retorno do controle da fronteira com a Rússia para os ucranianos e a concessão de mais autonomia às regiões detidas pelos separatistas.