Soldado britânico em Gibraltar
Soldado britânico faz ronda em Gibraltar.| Foto: EFE/Román Ríos

Um dispositivo de rastreamento chinês foi encontrado em um carro oficial do governo do Reino Unido após uma inspeção em veículos oficiais e diplomáticos, informou o site de notícias iNews. Uma fonte do governo deu a informação ao site na última sexta-feira (6).

O dispositivo tem acesso a redes móveis com chip de celular e é capaz de enviar dados de geolocalização. Ele foi plantado em uma parte selada do carro que foi importada da China e instalada pela montadora, de acordo com a fonte.

Autoridades chinesas ouvidas pelo iNews disseram que as revelações são “infundadas e puro boato” e que “nos opomos firmemente à manipulação política na cooperação econômica e comercial ou a qualquer calúnia sobre empresas chinesas”.

A inspeção foi minuciosa, carros foram “desmontados até o último parafuso... [e] coisas perturbadoras foram encontradas”, alegou a fonte anônima no governo britânico, que estima que dispositivos do tipo poderiam vazar informações delicadas por anos a fio.

Parlamentares levaram a denúncia a sério, pois percebem um aumento da espionagem chinesa e russa no país. “Certamente é hora de mudar a Revisão Integrada [de Segurança, programa iniciado pelo ex-premiê Boris Johnson] e considerar a China uma ameaça sistemática”, disse o experiente parlamentar conservador Sir Iain Duncan Smith. Há concordância do outro lado político: a parlamentar trabalhista Yvette Cooper disse que o governo deve manter vigilância contra “novas ameaças de segurança e inteligência de Estados hostis”.