Uma barricada em chamas durante confrontos entre torcedores e a polícia de choque nas ruas de Bruxelas.
Uma barricada em chamas durante confrontos entre torcedores e a polícia de choque nas ruas de Bruxelas.| Foto: EFE/EPA/STEPHANIE LECOCQ

Dezenas de pessoas causaram distúrbios no centro de Bruxelas neste domingo (27) após a derrota de 2 a 0 da Bélgica para o Marrocos na Copa do Mundo.

Imagens transmitidas pela imprensa local mostram várias pessoas danificando um carro, queimando patinetes e alguns carregando a bandeira do Marrocos.

Os vândalos danificaram veículos e o mobiliário urbano, forçando a polícia a intervir, com utilização de gás lacrimogêneo e canhões de água.

"Houve utilização de material pirotécnico, lançamento de projéteis, utilização de paus, incêndio da via pública, destruição de um semáforo, e um veículo foi cercado com o ocupante", explicou à agência "Belga" a porta-voz da polícia do distrito central, Ilse Van de Keere, acrescentando que um jornalista foi ferido nos incidentes.

O prefeito da cidade belga, Philip Close, condenou os incidentes e aconselhou os torcedores a não irem ao centro, segundo escreveu em mensagem no Twitter.

"A polícia está usando todos os meios para manter a ordem pública. Ordenei à polícia que fizesse detenções administrativas dos desordeiros", escreveu.

Os incidentes começaram no meio do segundo tempo do jogo, quando cerca de 150 jovens reunidos no centro da capital belga atearam fogo a uma caçamba e atiraram foguetes e fogo de artifício. Depois, danificaram veículos estacionados no local, de acordo com a televisão pública belga "RTBF".