Os candidatos à vaga do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2020 Pete Buttigieg (esq.) e Bernie Sanders. Os dois disputam a liderança do caucus de Iowa
Os candidatos à vaga do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2020 Pete Buttigieg (esq.) e Bernie Sanders. Os dois disputam a liderança do caucus de Iowa| Foto: Joseph PREZIOSO / AFP

Com pouco mais de 86% dos votos apurados, Pete Buttigieg continua em primeiro lugar no caucus do Partido Democrata de Iowa, indicam os resultados parciais na noite desta quarta-feira (5). Buttigieg lidera com 26,7% dos delegados do estado, seguido por Bernie Sanders, com 25,4%. Em seguida, aparecem Elizabeth Warren (18,3%), Jor Biden (15,9%) e Amy Klobuchar (12,1%).

Porém, na contagem do número de votos, Bernie Sanders (com 40.053 votos) está à frente de Buttigieg (que tem 39.111). O que determina o vencedor do caucus em Iowa é o número de delegados conquistados pelos candidatos. Nesse quesito, Buttigieg tem vantagem sobre Sanders até o momento.

A divulgação dos resultados da primeira prévia democrata, realizada na segunda-feira (5), atrasou por problemas no aplicativo que seria usado para a transmissão dos dados dos mais de 1.700 pontos onde a prévia foi realizada. Os votos tiveram que ser registrados manualmente pelos representantes do partido, o que prolongou o processo de apuração.