capitólio eua
Membro da Guarda Nacional faz segurança do Capitólio dos EUA, em 3 de março de 2021, em Washington, DC.| Foto: Eric BARADAT/AFP

A Câmara dos Deputados dos EUA cancelou uma sessão que seria realizada nesta quinta-feira (4), depois que oficiais de segurança alertaram sobre uma possível conspiração de um grupo militante não identificado para invadir o Capitólio, embora não haja indicativos de mobilização para a capital americana. O sargento de armas Timothy Blodgett disse aos legisladores que a Polícia do Capitólio “reforçou sua postura de segurança” em resposta às ameaças. Soldados da Guarda Nacional permanecem nos arredores do complexo.

O FBI e o Departamento de Segurança Interna emitiram um memorando de inteligência conjunto na terça-feira destacando que membros do grupo de teoria da conspiração QAnon acreditavam que o ex-presidente Donald Trump “será empossado em 4 de março ou retornará ao poder em 20 de maio com a ajuda dos militares dos EUA”. Até 1937, 4 de março era a data de posse de um novo presidente. Atualmente a transição de poder na Casa Branca ocorre em 20 de janeiro.

O memorando diz que extremistas domésticos continuam inspirados por "fraudes eleitorais e outras teorias de conspiração associadas à transição presidencial". Contudo, o próprio boletim informa que a importância da teoria de 4 de março parece ter diminuído entre estes grupos e não há indicação de que eles estejam se mobilizando até Washington para protestar ou cometer atos de violência. O Senado não cancelou a sessão marcada para o meio-dia desta quinta.