Ex-ministro declarou que o início do terrorismo em território peruano foi causado pela Marinha
Ex-ministro declarou que o início do terrorismo em território peruano foi causado pela Marinha| Foto: EFE/ Presidencia Del Perú

O presidente do Peru, Pedro Castillo, empossou nesta sexta-feira (20) o diplomata Óscar Maúrtua como o novo ministro das Relações Exteriores, substituindo Héctor Béjar, que renunciou na última terça-feira depois de apenas 19 dias no cargo.

A nomeação ocorreu três dias após a saída prematura de Béjar, sociólogo e ex-guerrilheiro de 85 anos que deixou o governo. Ele teria poucas chances de receber a aprovação do Congresso depois de ter declarado que o início do terrorismo em território peruano foi causado pela Marinha.

O governo Castillo foi duramente criticado pela oposição, mas deve ir ao Parlamento para solicitar um voto de confiança, o que deve ocorrer na próxima quinta-feira (26). Horas antes da confirmação da nomeação do diplomata como novo membro do gabinete, seu nome suscitou críticas de alguns parlamentares, até mesmo do partido governista, o Peru Livre.

Maúrtua, que é advogado, já havia ocupado o cargo entre 2005 e 2006, durante o governo do ex-presidente Alejandro Toledo.