Colombianos prestam homenagem em Bogotá aos nove militares mortos em ataque do ELN na região de Catatumbo
Colombianos prestam homenagem em Bogotá aos nove militares mortos em ataque do ELN na região de Catatumbo| Foto: EFE/Carlos Ortega

O cessar-fogo bilateral entre o governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN) terá caráter nacional e durará seis meses, anunciou nesta quinta-feira (8) o Alto Comissário para a Paz, Danilo Rueda, para a Colombia Today Radio, a estação de rádio oficial do governo colombiano.

A autoridade lembrou que essa é a primeira vez que o ELN concordou com um cessar-fogo bilateral por meio ano "com mecanismos de monitoramento e verificação que serão instalados nos próximos dias e semanas". O anúncio de Rueda foi feito pouco antes de as delegações do governo e do ELN solicitarem o adiamento do encerramento da terceira rodada de negociações, marcada para a capital de Cuba, Havana. As negociações da Colômbia com o ELN começaram em novembro do ano passado na Venezuela, com uma segunda rodada de negociações em fevereiro, no México, e depois foram transferidas para Cuba.

"Pedimos ao presidente da República, Gustavo Petro, e ao primeiro comandante do ELN, Antonio García mais um dia para finalizar os detalhes dos textos dos Acordos de Cuba e seus respectivos protocolos", disse a mesa em comunicado. “Esse cessar-fogo terá efeitos muito concretos nos territórios, incluirá processos educacionais e garantias para facilitar a redução da ansiedade entre os habitantes de vários territórios do país", declarou Rueda.