Um trabalhador de saúde se prepara para inocular a vacina chinesa Sinopharm contra o coronavírus Covid-19 em cidadãos chineses que vivem no Sri Lanka, nas instalações do projeto Colombo Port City, em Colombo em 6 de abril de 2021. Imagem ilustrativa.
Um trabalhador de saúde se prepara para inocular a vacina chinesa Sinopharm contra o coronavírus Covid-19 em cidadãos chineses que vivem no Sri Lanka, nas instalações do projeto Colombo Port City, em Colombo em 6 de abril de 2021. Imagem ilustrativa.| Foto: Ishara S. KODIKARA / AFP

A China aprovou a realização de testes clínicos para uma nova vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Sinopharm, informou neste sábado (10) a agência estatal chinesa Xinhua. A nova vacina recombinante, desenvolvida pelo National Vaccine & Serum Institute, um centro de Pesquisa e Desenvolvimento da subsidiária de biociência da Sinopharm, China National Biotec Group (CNBG), obteve aprovação da Administração Nacional de Produtos Médicos na sexta-feira (9), informou o CNBG em seu comunicado oficial divulgado em uma rede social.

A empresa informou que a tecnologia da vacina recombinante está madura e é adequada para produção em larga escala. A produção não requer instalações com altos níveis de biossegurança, uma vez que o processo não envolve vírus vivos.

O imunizante é a terceira vacina contra a Covid-19 da empresa. Em dezembro passado, uma vacina inativada desenvolvida pelo Beijing Biological Products Institute Co., Ltd. sob CNBG, se tornou a primeira vacina chinesa a ter autorização de comercialização condicional. Em fevereiro, outra vacina inativada do Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan, uma afiliada do CNBG, foi autorizada a entrar no mercado em uma base condicional.