Uma equipe em uma pista de gelo ao ar livre usa um termômetro para verificar a temperatura dos visitantes na entrada da pista de gelo em Pequim em 12 de janeiro de 2021. Imagem ilustrativa.
Uma equipe em uma pista de gelo ao ar livre usa um termômetro para verificar a temperatura dos visitantes na entrada da pista de gelo em Pequim em 12 de janeiro de 2021. Imagem ilustrativa.| Foto: WANG Zhao / AFP

Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) visitarão a cidade de Wuhan, onde o coronavírus foi detectado pela primeira vez no final de 2019, no início de sua investigação sobre as origens da pandemia, disse a China nesta terça-feira (12). O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, disse que os especialistas chegarão a Wuhan na quinta-feira (14). Outros detalhes de sua programação não foram anunciados e a Comissão Nacional de Saúde do governo central não ofereceu mais informações.

A visita era esperada há meses. O chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, expressou frustração na semana passada porque os arranjos estavam demorando para serem finalizados. Depois que a China anunciou a visita na segunda-feira, Tedros disse que os cientistas, vindos de várias nações, se concentrarão em como o coronavírus atingiu as pessoas pela primeira vez. "Os estudos começarão em Wuhan para identificar a fonte potencial de infecção dos primeiros casos", disse Tedros.

A China rejeitou os pedidos de uma investigação independente enquanto controla estritamente todas as pesquisas sobre as origens do coronavírus. Acredita-se que as autoridades chinesas atrasaram os avisos sobre a pandemia. Houve uma frustração considerável entre os funcionários da OMS por não obterem as informações de que precisavam para combater a propagação do vírus mortal.