O ativista de Hong Kong Joshua Wong posa para fotógrafos antes de coletiva de imprensa em Berlim, 11 de setembro de 2019
O ativista de Hong Kong Joshua Wong posa para fotógrafos antes de coletiva de imprensa em Berlim, 11 de setembro de 2019| Foto: MICHELE TANTUSSI / AFP

A China convocou formalmente o embaixador da Alemanha em Pequim nesta quarta-feira (11) e ameaçou com consequências negativas para as relações entre os países depois de uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores alemão, Heiko Maas, e um ativista dos protestos pró-democracia de Hong Kong, Joshua Wong, no início da semana em Berlim, segundo a rede de notícias alemã Deutsche Welle.

"Expressamos nossa decepção e protestamos muito firmemente contra o fato de que um incidente desse tipo tenha sido produzido", disse o embaixador da China em Berlim, Wu Ken, em coletiva de imprensa, sobre a reunião entre Maas e Wong. "A única coisa que posso dizer é que a decepção da China é muito grande, e que protestamos energicamente. Esse incidente terá um impacto muito negativo na relação bilateral", acrescentou.

Wong, de 22 anos, chegou a Berlim na segunda-feira (9) e fez um apelo ao mundo por apoio ao movimento pró-democracia em Hong Kong. Ele foi um dos líderes do "Movimento dos Guarda-Chuvas" em 2014. No final de agosto, Wong foi preso, acusado de "incitar a participação em uma manifestação proibida", mas foi solto após pagar fiança.