China espalha teoria de que Wuhan não seria o epicentro do surto de coronavírus. Imagem ilustrativa.
China espalha teoria de que Wuhan não seria o epicentro do surto de coronavírus. Imagem ilustrativa.| Foto: EFE/EPA/ROMAN PILIPEY

O diretor do Departamento de Controle de Armas do Ministério das Relações Exteriores da China, Fu Cong, afirmou nesta quarta-feira (25) que as investigações sobre a origem da Covid-19 devem continuar nos Estados Unidos.

Fu disse que, uma vez que o Instituto Wuhan de Virologia já tinha sido visitado por peritos da OMS, "seria justo que as próximas rodadas de pesquisas ocorressem em Fort Detrick e na Universidade da Carolina do Norte", nos Estados Unidos, lugares que são alvos de acusações por parte da imprensa oficial chinesa.

Fort Detrick, que fechou em julho de 2019, é um laboratório militar americano onde, segundo Fu, teriam ocorrido "graves violações de segurança" e "experimentos sombrios", enquanto a Universidade da Carolina do Norte teria realizado várias "experiências no campo dos coronavírus".

A campanha chinesa contra os EUA se intensificou após o prazo de 90 dias dado ontem por Biden aos serviços de inteligência de seu país para preparar um relatório sobre a origem da pandemia, embora as autoridades americanas ainda não tenham feito nenhum anúncio oficial a respeito.