xi-jinping
Xi Jinping, presidente da China, participou da Cúpula de Líderes para o Clima nesta quinta-feira| Foto:

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta quinta-feira (22) que os países desenvolvidos precisam ter metas ambientais ambiciosas e devem ajudar as nações em desenvolvimento a melhorar suas capacidades para lidar com as mudanças climáticas.

Durante seu discurso na cúpula de líderes sobre o meio ambiente, convocada pelo presidente americano Joe Biden, Xi reiterou o compromisso da China em neutralizar a emissão de carbono no país até 2060. "Esta é uma importante decisão estratégica tomada pela China com base nos requisitos inerentes de promover a responsabilidade de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e alcançar o desenvolvimento sustentável", disse. "A China promete atingir o pico da [emissão de] carbono até [2030] e a neutralidade de carbono [até 2060], o que é período muito mais curto do que o tempo gasto pelos países desenvolvidos, e requer muito trabalho da China".

Xi Jinping ainda disse que vai promover desenvolvimento sustentável na China e nos países que fazem parte da Belt and Road Iniciative. O líder chinês também voltou a defender o multilateralismo: "A China espera trabalhar com a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos".

A cúpula desta semana, convocada pelos Estados Unidos, reúne 40 líderes globais e precede a conferência global do clima das Nações Unidas, que ocorrerá em novembro no Reino Unido.