Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Covid Zero

Chineses usam folhas de papel em branco para protestar contra governo

Chineses protestam contra política de Covid Zero adotada pelo governo comunista da China. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Ouça este conteúdo

Folhas de papel em branco se tornaram as armas dos chineses para protestar contra as medidas exageradas adotadas pelo governo comunista chinês para conter a epidemia de Covid-19. Imagens e vídeos que circulam online mostram estudantes de universidades em cidades como Nanquim e Pequim segurando folhas de papel em forma de protesto silencioso. A tática seria para evitar a censura e a repressão, frequentes na China. Essa pode ser a maior onda de protestos desde que Xi Jinping assumiu o poder do Partido Comunista.

Em Xangai, uma multidão começou a se reunir na noite de sábado (26) para fazer uma vigília à luz de velas pelas vítimas de Urumqi, que morreram após um incêndio em um prédio residencial. Há denúncias de que o socorro às vítimas foi prejudicado por contas das barreiras impostas pela chamada política do Covid Zero, adotada pela China. Segundo testemunhas e vídeos que circularam pela internet, mais tarde um grupo gritou "abaixo o Partido Comunista, abaixo Xi Jinping", em um raro protesto público contra a liderança do país.

Neste domingo (27), manifestantes também se reuniram na Universidade Tsinghua, em Pequim, onde cantaram o hino nacional chinês segurando folhas de papel em branco. Em Hong Kong, em 2020, ativistas também levantaram folhas de papel em branco em protesto. A mesma tática foi usada em Moscou durante protestos contra a guerra da Rússia com a Ucrânia.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.