Lockdown no parque da Disney em Xangai, China
China mantém política do Covid Zero, com medidas rígidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19.| Foto: EFE/EPA/ALEX PLAVEVSKI

Um incêndio em uma área residencial na China desencadeou uma onda protestos neste sábado (26) na região de Urumqi, no Noroeste da China, com moradores pedindo a suspensão da política de Covid Zero, adotada pelo governo chinês.

Durante o incêndio, ocorrido na quinta-feira (24), dez pessoas morreram e nove ficaram feridas , segundo a agência estatal Xinhua. Comentários nas mídias sociais chinesas e internacionais apontam que os extensos bloqueios contra a Covid-19 dificultaram as operações de resgate e atendimento às vítimas.

Diversos vídeos em circulação nas redes sociais mostram pessoas protestando nas ruas de Urumqi, pedindo aos gritos o fim do lockdown. Muitos dos vídeos foram posteriormente removidos das plataformas de mídia social que são altamente censuradas da China. A China é a última das grandes economias a seguir a estratégia de bloqueios, extensas quarentenas e testes em massa para erradicar surtos emergentes.