Primeiro-ministro Fumio Kishida deve utilizar a maioria parlamentar para aprovar medidas econômicas, aumentar o orçamento de segurança e promover uma reforma constitucional
Primeiro-ministro Fumio Kishida deve utilizar a maioria parlamentar para aprovar medidas econômicas, aumentar o orçamento de segurança e promover uma reforma constitucional| Foto: EFE/EPA/TORU HANAI

A coalizão do primeiro-ministro Fumio Kishida conseguiu manter a maioria na Câmara dos Conselheiros do Japão, a câmara alta do Parlamento do país, nas eleições realizadas neste domingo (10).

Segundo números divulgados pela imprensa japonesa no início da manhã de segunda-feira (11, horário local), o Partido Liberal Democrata de Kishida, com 63 cadeiras, e a legenda aliada Komeito já somaram 76 dos 125 assentos que estavam em disputa.

Somando as cadeiras que não estavam em votação, a coalizão governista já garantiu 146 dos 248 assentos na câmara alta. Apesar da vitória, as comemorações devem ser contidas, devido ao luto pelo assassinato, dois dias antes da eleição, do ex-primeiro ministro Shinzo Abe, que era do partido de Kishida.

O primeiro-ministro informou que deve utilizar a maioria parlamentar para aprovar medidas econômicas que chamou de “novo capitalismo”, aumentar o orçamento japonês de segurança e promover uma reforma constitucional.