Trilhas ilegais que ligam a Venezuela a Colômbia
pessoas atravessam de San Antonio del Tachira, na Venezuela, para Cucuta, na Colômbia, através de “trochas” – trilhas ilegais| Foto: Schneyder MENDOZA/AFP

O governo da Colômbia informou que manterá fechadas todas as fronteiras terrestres e fluviais do país com Brasil, Equador, Venezuela e Peru da madrugada desta quarta-feira até as 5 horas (horário local) de sexta-feira, 22 de novembro, para "garantir plena normalidade no desenvolvimento das marchas que serão realizadas nas diferentes regiões do país na quinta-feira, 21 de novembro".

Em comunicado, o Ministério de Migração colombiano informa que, ao se reabrir as fronteiras na sexta-feira, haverá um reforço nas operações, "a fim de evitar congestionamentos de viajantes que se encontram represados no território nacional". Ao todo, 12 pontos de fronteira estão fechados. Várias pessoas foram vistas cruzando o país ilegalmente, desde a Venezuela, nesta quarta-feira.

De acordo com a mídia colombiana, a decisão do governo de fechar fronteiras foi tomada diante do temor de violência, após o serviço de inteligência do país detectar a intenção de estrangeiros de se infiltrarem nas manifestações que devem ocorrer pelo país. Os colombianos protestam contra reformas empreendidas pelo governo do presidente Iván Duque, entre elas a trabalhista e a previdenciária.